Tire todas as
suas dúvidas aqui!


Conheça as principais dúvidas sobre como funciona o sistema de Consórcio Coxa.

Confira mais sobre o
Consórcio Coxa

  • Consorcio Coxa é Seguro?

    Sim, o Consorcio Coxa é Administrado pela ADEMILAR ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS S/A, CNPJ: 84.911.098/0001-29 uma empresa prestadora de serviços, fiscalizada e autorizada pelo Banco Central do Brasil, através do Certificado de Autorização nº 92060028, com funções de comercializar cotas e gestora dos negócios do grupo de consórcio a quem representa ativa ou passivamente, em juízo e fora dele, na defesa dos direitos e interesses coletivamente considerados, e para a execução do presente Contrato, elaborado de conformidade com a Lei 11.795, de 08 de outubro de 2008, Circular 3432/09, editada pelo Banco Central do Brasil e o Código de Defesa do Consumidor. Usando o produto Consorcio Coxa.

  • O que é o Consórcio Coxa?

    É um consórcio para a compra de veículo automotor, aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos. No momento da contemplação, o consorciado pode optar por adquirir carro, caminhão, ônibus, barco, máquinas e implementos agrícolas, entre outras opções. Todos os produtos estão elencados no item 1, letra a, inciso XIII do artigo 5º da Circular 3432/2008.

  • Como funciona o Consórcio Coxa?

    Não é financiamento e nem empréstimo. O Consorcio Coxa é um consórcio de veículos. O consorciado adquire uma cota, paga parcelas mensais e, através de sorteio ou lance, é contemplado com o crédito escolhido.

  • Quais as possibilidades de uso do crédito?

    Veículo Automotor, Aeronave e Embarcação
    1. Veículos - até 8 anos;
    2. Motos e barcos - até 5 anos;
    3. Caminhão, implemento rodoviário, ônibus, aeronave e helicóptero - até 10 anos.

    Embarcação, Máquinas e Equipamentos
    4. Jet-skis, tratores, máquinas e implementos agrícolas e equipamentos para construção civil - somente novos;
    5. Equipamentos industriais, navais, maquinário de frigorífico, de lava-car, máquinas têxteis, motores estacionários, motores marítimos, grades agrícolas, guindastes, geradores e bombas para postos artesanais - somente novos com garantia suplementar.
    A garantia suplementar poderá ser qualquer bem informado nos itens 1, 2, 3 e 4 e deverá ser no mínimo compatível ao saldo devedor.

  • Onde fica a sede do Consórcio Coxa?

    O Consórcio COXA é um produto digital, ou seja, você pode fazer tudo através dos nossos canais eletrônicos. ;) No entanto, ele é administrado pela Ademicon, que tem sede em Curitiba (PR).

  • Quem administra o Consórcio Coxa?

    O Consórcio COXA é administrado pela Ademicon - Consórcio e Investimento. Se tiver mais alguma dúvida, conte conosco! ;)

  • Quais documentos são necessários para adquirir uma cota de consórcio?

    É preciso apenas um documento oficial de identificação em que apareça o CPF. Estrangeiros também precisam possuir o CPF, além do RNE (Registro Nacional Estrangeiro) ou passaporte.

  • O Consórcio Coxa possui automóveis predefinidos?

    Não. A escolha fica a critério do consorciado, que pode optar pela marca que preferir. Os créditos são de R$ 34 mil a R$ 220 mil.

  • Qual é o prazo do consórcio?

    Depende do grupo escolhido.

  • O Consórcio Coxa tem fundo de reserva?

    Sim. O fundo de reserva é de 1% no prazo total do grupo e funciona como uma arrecadação extra para cobrir despesas previstas e emergenciais.

  • Em quanto tempo a cota pode ser contemplada?

    O consorciado concorre desde a primeira assembleia, porém, não há como prever quando a cota será contemplada. Para manter ativas as chances nos sorteios e poder realizar a oferta de lances, as parcelas precisam sempre ser pagas até a data de vencimento.

  • O grupo é composto por quantas cotas?

    Os grupos existentes hoje são formados por 1.000 cotas.

  • Qual é a idade mínima para fazer um Consorcio Coxa?

    Para aquisição da cota, a pessoa deve ter no mínimo 16 anos e ser emancipada. No entanto, no momento do faturamento do bem, ela precisa ter 18 anos completos.

  • O que é categoria?

    É o crédito acrescido da taxa administrativa e fundo de reserva, que serve como base para o cálculo de todos os lances e parcelas.

  • Quais são as formas de contemplação?

    Sorteio, lance livre, lance limitado (40% da categoria) e lance fixo (25% da categoria)

  • O lance pode ser embutido?

    Sim, em todas as modalidades, mas só é possível embutir 50% do valor ofertado.

  • Como é feito o sorteio?

    O sorteio é realizado mensalmente, em datas previamente estipuladas no calendário anual da Consorcio Coxa. Para definir os contemplados, os grupos de consórcio usam os resultados da extração da Loteria Federal, utilizando a centena, a dezena e a unidade, que equivalem aos números das cotas.

  • Os valores dos créditos e das parcelas são fixos ou existe alguma correção?

    O crédito até a contemplação e, proporcionalmente, a parcela são atualizados pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Essa correção possibilita que o consorciado mantenha seu poder de compra, mesmo quando contemplado a médio ou longo prazo. O reajuste ocorre anualmente, de acordo com o mês previamente estipulado em contrato. Após a contemplação, as parcelas permanecem sendo corrigidas pelo mesmo índice, porém, o crédito até o resgate fica aplicado em um fundo de investimento com correção diária

  • Qual é o percentual da taxa de administração?

    Os grupos existentes hoje possuem taxa de administração de 13%, 14% e 15% dependendo prazo total.

  • Existe outra taxa?

    Sim, existe o fundo de reserva de 1%, citado anteriormente.

  • Quando é o vencimento da parcela?

    Todo dia 7 de cada mês. Como é calculada a oferta de lance? O lance é calculado sobre a categoria.

  • O que acontece se a oferta de lance empatar ou for igual à de outro cliente?

    O desempate é feito pelo resultado do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal. É contemplada a cota que mais se aproximar do número da extração.

  • É possível dar um veículo como lance?

    Não. O lance só pode ser quitado com recursos próprios ou, ainda, descontando 50% do valor total do lance do crédito em qualquer modalidade.

  • O consórcio tem juros?

    Não. Somente a taxa administrativa e o fundo de reserva.

  • É possível reduzir o crédito antes da contemplação?

    Não. No Consorcio Coxa, não é permitida a redução do crédito, apenas o aumento antes da contemplação.

  • O que é parcela reduzida?

    É a parcela paga em 70% da categoria. A composição da parcela que corresponde à categoria é: fundo comum + taxa administrativa + fundo de reserva. O fundo comum é o valor pago pelo cliente pelo crédito contratado, que é utilizado para contemplar os consorciados do grupo. Já a taxa administrativa é a remuneração do Consorcio Coxa. É importante lembrar que após a contemplação ou 24 meses de parcelas pagas, prevalecendo o que ocorrer primeiro, o percentual necessário para a quitação do saldo devedor será diluído dentro do prazo restante da cota, respeitando o valor mínimo mensal de parcela estipulado pelo grupo.

  • O que é a parcela linear?

    É a parcela correspondente a 100% da categoria dividida pelo prazo da cota. A composição da parcela do consórcio é: fundo comum + taxa administrativa + fundo de reserva. O fundo comum é o valor pago pelo cliente pelo crédito contratado, que é utilizado para contemplar os consorciados do grupo. Já a taxa administrativa é a remuneração do Consorcio Coxa.

  • O que é a parcela integral?

    É a parcela paga em 100% da categoria. A composição da parcela do consórcio é: fundo comum + taxa administrativa + fundo de reserva. O fundo comum é o valor pago pelo cliente pelo crédito contratado, que é utilizado para contemplar os consorciados do grupo. Já a taxa administrativa é a remuneração do Consorcio Coxa.

  • Como é efetuado o pagamento das parcelas?

    O pagamento é feito através do boleto enviado mensalmente por e-mail e pelos Correios. O boleto também fica disponível na Área do Cliente no site e app do Consorcio Coxa. Além disso, é possível cadastrar o débito automático nos canais disponibilizados acima, junto aos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Sicredi. Ao desistir do consórcio, o consorciado recebe o que pagou de volta? Sim. Em caso de cancelamento, a devolução do dinheiro investido ocorre conforme a Lei 11.795/2008 e previsão contratual, através de sorteios mensais pela extração da Loteria Federal, com prazo até o encerramento do grupo.

  • É possível participar de todas as modalidades de lance em um único mês?

    Não. O consorciado pode participar de apenas uma das modalidades. Cada nova oferta de lance substitui a anterior.

  • É possível alienar um imóvel para processos do Consorcio Coxa?

    Sim. O Consorcio Coxa aceita imóvel em operações maiores. No entanto, o bem que está sendo adquirido também deve ficar alienado. É importante ressaltar que, se o imóvel já estiver alienado para o Consorcio Coxa, não será possível fazer a confissão da dívida e incluir uma nova alienação do saldo devedor do Consórcio Coxa, pois são créditos liberados para categorias diferentes de consórcio. A garantia inicial sempre recai sobre o valor do bem de aquisição, que pode ser substituído por imóvel ou por outro bem de maior valor.

  • Quando solicitada a garantia adicional, o bem principal é alienado?

    Sim, no Consorcio Coxa os dois bens são alienados.

  • Um veículo usado pode ser utilizado como garantia?

    Sim. O que pode ser utilizado como garantia:
    Veículo Automotor, Aeronave e Embarcação
    1. Veículos - até 8 anos;
    2. Motos e barcos - até 5 anos;
    3. Caminhão, implemento rodoviário, ônibus, aeronave e helicóptero - até 10 anos. Embarcação, Máquinas e Equipamentos
    4. Jet-skis, tratores, máquinas e implementos agrícolas e equipamentos para construção civil - somente novos.

  • Como o consorciado pode fazer a solicitação da avaliação por concessionária se estiver comprando o veículo de revenda/ particular?

    É preciso ir até uma concessionária da marca, informar que está adquirindo um veículo por consórcio e solicitar a elaboração de um laudo de avaliação. É comum as concessionárias fornecerem esse documento. Importante: não pode ser laudo de lojista.

  • É possível comprar bicicletas com o consórcio do Consorcio Coxa?

    Não. Apenas veículos automotores, máquinas agrícolas e semelhantes.

  • É possível comprar motocicleta com o consórcio do Consorcio Coxa?

    Sim. Nova ou usada com até 5 anos, mas vale lembrar que o valor da moto precisa ser compatível com o crédito adquirido, além de garantir o saldo devedor.

  • O Consorcio Coxa pode ser usado para a compra de placas solares?

    Sim, desde que apresente uma garantia suplementar conforme exemplos citados anteriormente.

  • Para a compra de lancha ou jet-ski novos, é necessária a apresentação da Nota Fiscal?

    Sim. Além da Nota Fiscal, é feito o registro na capitania dos portos e um contrato de alienação fiduciária registrado no cartório de títulos e documentos.

  • É possível a compra de motor de popa (em torno de R$ 55 mil) com a carta de crédito do Consorcio Coxa?

    Sim, é possível. Porém, é preciso alienar o barco inteiro ou colocar outro bem como garantia para a compra do motor.

  • Quando é feita a liberação do crédito?

    O crédito é liberado na efetivação da alienação.
    *** Nos casos em que é possível incluir o GRAVAME.
    *** Nos demais casos, será necessário registrar a alienação em cartórios de títulos e documentos, e o pagamento é feito após o envio do contrato registrado.

  • O que é um GRAVAME?

    É a alienação do veículo, feita no sistema do Detran, que impede que ele seja transferido para outro proprietário enquanto o consorciado ainda possua saldo devedor junto à administradora.

  • Ocorre alguma correção caso o crédito não seja utilizado imediatamente após a contemplação?

    Sim. O crédito fica aplicado em títulos públicos com correção diária. Antes da contemplação, a correção é anual pelo INPC, conforme mês definido em contrato.

  • O crédito do Consorcio Coxa pode ser utilizado para quitação de financiamento?

    Sim, para quitação de financiamento próprio. Porém, é necessário deixar outro bem alienado temporariamente até a baixa do financiamento e a nova alienação para a administradora. Também é importante lembrar que a alienação de usados fica de acordo com o critério já informado anteriormente. Portanto, mesmo que o financiamento tenha sido de um bem 0km, ele não será alienável para o Consórcio Coxa caso já tenha ultrapassado o prazo de anos de fabricação.

  • É necessário ter seguro na cota?

    O seguro de vida em grupo prestamista é obrigatório apenas após a contemplação.

  • Qual é o percentual do seguro prestamista após a contemplação?

    É o percentual de 0,0374% sobre o saldo devedor.

  • O que o seguro prestamista cobre?

    Cobre morte natural e acidental, além de invalidez permanente total por acidente. O Capital Segurado Individual é equivalente ao valor do bem + taxa de administração + fundo de reserva, limitado ao valor máximo estipulado pela seguradora.

  • Se o consorciado pagar parcelas antecipadas, na ordem inversa, pode usar para lance?

    Sim. Parcelas antecipadas na ordem inversa podem compor o valor do lance.

  • É possível comprar mais de um veículo com o mesmo valor de crédito?

    Sim, é possível.

  • O consorciado pode utilizar duas cartas de crédito para a compra do mesmo veículo?

    Sim, desde que a garantia cubra o saldo devedor das cotas e que seja autorizado pela administradora.

Compartilhe com seus Amigos!